Quando seu paciente apresenta casos de palpitações, tonturas, desmaios, dor no peito e você precisa optar por exames de monitoramento cardíaco, com certeza deve se preocupar com o conforto do seu paciente. Existem os exames mais tradicionais como o Holter e os de monitoramento externo, como o Web looper.

A princípio o Holter de 24 horas pode ser a solução, o próprio paciente faz anotações por 24 horas através um diário. Ele anota os sintomas para posterior correspondência ao traçado eletrocardiográfico obtido. Há uma série de preparos antes do exame e durante não pode tomar banho. Durante 24 horas ele “tentará” realizar as tarefas do dia a dia normalmente.

Caso o paciente apresente os sintomas com intervalos superiores a três dias se faz necessário um novo controle para um diagnóstico definitivo.

E agora? Vamos implantar um monitor de eventos?

Há alguns anos a única opção era implantar um monitor de eventos. Ele é um pequeno dispositivo eletrônico que permite a gravação de eventos cardíacos em longo prazo. O sistema de monitoramento pode ser acionado pelo paciente e também ativado automaticamente.

O dispositivo é capaz de registrar ECGs subcutâneos e é indicado para portadores de síndromes clínicas difíceis de diagnosticar ou em situações em que haja risco de arritmias cardíacas em pacientes que apresentam sintomas transitórios, sugestivos de arritmia cardíaca.

Uma das principais indicações é a síncope inexplicada. A síncope é uma condição incapacitante, de diagnóstico difícil, associada à elevação do risco de morbidade e mortalidade.

Neste caso o aparelho pode obter informações diagnósticas valiosas durante episódios sincopais. Permitindo assim que os médicos diagnostiquem as causas da síncope e proporcionem o atendimento apropriado ao paciente.

Um excelente recurso, mas como é invasivo, necessita ser implantado sob a pele do paciente. Também precisa de cuidados especiais o que não é nada confortável. Por outro lado, existe o Looper externo que não é invasivo deixando o paciente em situação confortável até 30 dias caso necessário.

Mas o que é o Web looper ?

O Web looper, é um exame com recursos de telemedicina, é uma monitoração eletrocardiográfica contínua que permite o registro aleatório ou acionado no momento do sintoma, durante 24 horas por dia em períodos de 7 a 30 dias.

Semelhante ao Holter em alguns aspectos, contudo se diferenciando na proporção de que pode gravar em longa duração. Ele pode ficar ligado por vários dias, sendo retirado durante o banho. Diferente, o Holter grava por 24 horas sendo que o paciente não pode tomar banho durante o uso.

Seu desempenho é certamente capaz de captar eventos cardíacos sintomáticos e não conclusivos. Esses eventos nem sempre são captados pelo Holter tradicional, como as síncopes, pré-síncopes e palpitações. 

Características

O sistema é composto por um gravador de pequeno porte que utiliza apenas três eletrodos em contato com a pele para o registro de três derivações eletrocardiográficas. O aparelho oferece a vantagem de poder ser retirado e colocado diariamente, sem maiores dificuldades pelo paciente ou outro familiar e assim permanecer durante vários dias ou semanas. Sua função é realizar um eletrocardiograma no paciente a cada 2 minutos, ou de acordo com a escolha do cardiologista; sendo desta forma uma ferramenta que pode monitorar o paciente de forma constante. Este sistema utiliza modernas técnicas de telemedicina do mercado, disponibilizando ao médico um acesso rápido e eficiente ao eletrocardiograma de seus pacientes. No Brasil ainda são poucos os serviços de cardiologia que se utilizam desta ferramenta para monitorar os pacientes. Um exame simples, porém preciso, onde seu paciente terá todo conforto sem nenhuma ansiedade. Sabemos que em caso de ansiedade excessiva e algumas doenças de origem psiquiátrica, como o transtorno de ansiedade generalizado e a síndrome do pânico, chegam a causar taquicardia. Isso pode mascarar o resultado do exame.  

Vantagens

Sendo um monitor de pequeno porte e de fácil manipulação, não é preciso nenhum preparo especial.

O médico irá colocar três eletrodos de contato, ao tórax do paciente conectados ao gravador por intermédio de um cabo.

O cliente é orientado a fazer a colocação e retirada dos eletrodos quando for tomar banho. Também terá que redigir um diário com as atividades realizadas no dia a dia durante a monitorização em horários determinados.

O sistema pode ser mantido por vários dias, sem que seja preciso modificar seus hábitos de vida: durante o trabalho, sono ou lazer.

O eletrocardiograma gravado é transmitido via web, recebido no Setor de Arritmia por um sistema computadorizado de aquisição de sinais.

Assim sendo, o paciente pode ser avaliado à distância, sem que haja necessidade de comparecer ao hospital ou consultório para ter o problema resolvido. Quando um paciente percebe que seu médico usa tecnologia de ponta estando sempre à frente, a credibilidade do profissional aumenta e as boas referências também. Afinal quem não quer ser tratado por um médico que se preocupa com o conforto do paciente? Deixe aqui seu comentário ou entre em contato! Baixe também nosso e-book.

Confira aqui, clínicas que já utilizam o Web Looper.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *