A síncope é um sintoma em que ocorre uma perda de consciência abrupta, transitória e completa. Ela é associada à incapacidade de manter o ortostatismo, porém associada a uma recuperação rápida e espontânea. A síncope é também a manifestação sintomática de um breve período de hipoperfusão cerebral. Isso pode ocorrer devido a várias causas, desde condições benignas até ameaçadoras da vida.

Mas o que causa a síncope?

As suas causas mais comuns são as patologias de origem cardíaca, incluindo as arritmias e os distúrbios autonômicos. Este sintoma pode ter como etiologia patologias cardíacas graves associadas a grande mortalidade. Durante a sua avaliação é sempre obrigatória a realização de exames de registro eletrocardiográfico.  Para obtenção de um diagnóstico definitivo e rápido. Isso permite um tratamento adequado no tempo certo.

Here we look at how Siliq and Enbrel are alike and different. Bosutinib demonstrated acceptable safety with manageable toxicities in Ph + leukemia. Prilocaine; Epinephrine: (Moderate) Sympathomimetic agents and adrenergic agonists tend to increase blood glucose concentrations when administered systemically https://farmaciaenlineasinreceta.com/levitra-original/. According to case reports, systemic alitretinoin may also be effective in lichen planus, 25 Hailey–Hailey disease, 26 pityriasis rubra pilaris, 27 Darier disease, 28– 29 alopecia areata, 30 and dissecting cellulitis of the scalp.

Estudos recentes reportam taxas de prevalência de síncope de até 41%, com síncope recorrente em 13,5% dos casos. As novas diretrizes da American College of Cardiology/American Heart Association recomendam que após uma avaliação de risco e detalhada história clínica de um paciente que se apresente com síncope, seja realizado, ainda na avaliação inicial destes pacientes, um ECG de 12 derivações em repouso.  (recomendação classe IA) O registro eletrocardiográfico pode fornecer informações sobre a causa potencial e específica do episódio da síncope, tal como um substrato arritmogênico subjacente.  (por exemplo, bradiarritmia com pausas sinusais ou bloqueio de condução de alto grau, taquiarritmia ventricular) A seleção de um determinado teste de diagnóstico, após a história inicial, exame físico e ECG basal, é uma decisão baseada na apresentação clínica do paciente. Também estratificação de risco e uma compreensão clara do valor diagnóstico e prognóstico de qualquer teste adicional. Se após a avaliação inicial não existir um diagnóstico definitivo, mas continuar persistindo a sugestão de uma anormalidade cardiovascular subjacente, é necessário recorrer a monitores de registro eletrocardiográfico.

Sistemas de monitoramento

O sistema de monitoramento e a duração devem ser adequadas à probabilidade de que um evento espontâneo seja detectado. Os métodos de monitoramento em regime ambulatorial são preferidos pois permitem que o paciente mantenha sua rotina. Também porque não há necessidade de internação o que gerando assim um maior custo benefício. Existem disponíveis duas opções não invasivas (Holter e ELR – monitor em loop externo). Também uma opção invasiva (IRL – monitor em loop interno). A vantagem do ERL sobre o Holter é que ele decorre de um período de monitoramento mais longo. Isso lhe confere um maior rendimento do que o monitoramento com o Holter e pode oferecer um diagnóstico após uma avaliação Holter negativa. Embora o rendimento de diagnóstico de um ERL possa ser inferior ao de um IRL, a estratégia não invasiva é razoável e preferida como uma primeira abordagem, devido aos riscos e complicações associados à implantação de um IRL. Além disso, estudos recentes reportam que quando utilizados e comparados em relação ao mesmo tempo de utilização, o seu rendimento diagnóstico é semelhante.

Estudo

Um estudo prospectivo e multicêntrico de 392 pacientes (28% com síncope) relatou um rendimento diagnóstico com ERL de 4 semanas de 24,5%. Isso em doentes com eventos recorrentes e histórico prévio de arritmias supraventriculares, sendo estes fortes preditores de eventos de diagnóstico. Em pacientes que apresentem sintomas apenas em intervalos de três em três dias ou intervalos superiores, como é recomendado pelas novas diretrizes da American College of Cardiology/American Heart Association, é necessário a existência de um exame que permita o monitoramento do ritmo destes doentes em loop, ao longo de vários dias. Uma vez que eles podem não ser detectados com o ECG convencional nem com o Holter de 24 horas. Com recurso a um Web Looper, podemos registrar, diariamente, e ao longo de vários dias o ritmo cardíaco dos pacientes. Além disso, o registro é realizado de forma programada pela fixação de três eletrodos no tórax do paciente. Este registro é gravado e enviado para o médico cardiologista através de um sistema de monitoramento online com acesso à internet. Caso o paciente tenha algum sintoma, ele pode acionar o botão de eventos que grava e envia o registro do ritmo cardíaco em tempo real e cor diferenciada. Assim, destacando o evento dos demais registros enviados. Porém, caso haja um episódio de síncope, que impossibilita o doente de acionar o botão de eventos, o evento é registrado da mesma forma e enviado ao médico cardiologista. Assim, o Web Looper permite a obtenção de um diagnóstico correto e precoce tornando possível uma instituição da terapêutica eficaz. Consequentemente, diminuindo o risco de morte do paciente. Quer saber mais sobre o uso do Web Looper? Deixe aqui sua mensagem ou entre em contato.

11 thoughts on “Síncope – Novas diretrizes Internacionais para o diagnóstico

    • Renato Luiz de Azevedo Costa says:

      Muito bom! Gostaria de saber se no RJ temos o marcador de eventos loop em outros locais, além da Rede Dor? E se possível maiores detalhes das arritmias relacionadas aos eventos e os possíveis tratamentos? Desde já grato, Renato Costa.

  1. Izabela Guedes says:

    Falta cobertura pelos convênios para esse exame. A maioria não credencia o weblooper. Praticamente inviabiliza sua solicitação devido ao custo .

    • Rodrigo Padovez says:

      Prezada Izabela, obrigado pelo seu comentário. Aos poucos os convênios estão autorizando, e como o método está sendo mais utilizado, também é possível encontrá-lo de forma mais acessível. Equipe DI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *