A terapia guiada por metas pode resolver o fardo econômico das complicações pós-operatórias? Quão efetivos são os métodos menos invasivos ou mesmo não invasivos?
Melhorar a qualidade do cuidado por meio da redução das complicações pós-operatórias, reduzir a mortalidade e o tempo de internação hospitalar para pacientes cirúrgicos, enquanto também se reduz custos, é um objetivo de todos os serviços de saúde e de todos os profissionais de saúde ao redor do mundo.
Para atingir este objetivo, recentemente, têm sido desenvolvidas tecnologias inovadoras, que têm sido recomendadas por renomadas sociedades internacionais, tais como a terapia de fluídos guiada por metas, a saber: hemodinâmica-alvo e terapia de manejo de fluídos usando parâmetros, tais como débito cardíaco e oferta de oxigênio em conjunto com sinais vitais padrão no manejo de pacientes durante e imediatamente após a cirurgia.
Muitos estudos clínicos confirmam o efeito positivo da terapia de fluídos guiada por metas nos desfechos clínicos de pacientes cirúrgicos. Redução das complicações mais comuns, tais como infecção de sítio cirúrgico, sepse ou pneumonia têm sido relatadas como resultado de diminuição de morbidade e até mesmo mortalidade em cirurgias de intermediário e alto riscos. No entanto, a implementação dessas estratégias na prática clínica frequentemente falha devido ao alto custo percebido para o equipamento inicial.
Novas tecnologias
Os benefícios para os pacientes podem ser ampliados pelo uso de dispositivos menos invasivos, que permitem o uso de terapia de fluídos guiada por metas em uma população de pacientes muito mais ampliada, incluindo cirurgias de risco intermediário. Os métodos não invasivos ou minimamente invasivos não só estão associados com menos riscos, mas também com menos complicações pós-operatórias. Todos esses aspectos são altamente relevantes para tomada de decisão econômica.
O monitor CNAP foi considerado comparável com outros dispositivos invasivos. Já tem sido usado largamente em muitas instituições clínicas. Um estudo do autor serviu como prova de conceito para esta prática, com até 77% de redução de custo com descartáveis. O monitor CNAP é definitivamente uma solução promissora para atender a demanda de melhoria em cuidados de saúde a baixo custo.
Pontos-Chave
- Terapia de fluídos guiada por metas é definida como hemodinâmica-alvo e manejo de fluídos usando parâmetros tais como débito cardíaco e oferta de oxigênio em conjunto com sinais vitais padrão do manejo de pacientes durante e imediatamente após a cirurgia.
- Muitos estudos clínicos confirmaram os efeitos positivos da terapia de fluídos guiada por metas.
- A implementação dessa estratégia na prática clínica frequentemente falha devido à percepção de alto custo do equipamento inicial.
- Depois da implementação da terapia de fluídos guiada por metas, a economia bruta facilmente compensa o investimento inicial com os custos do equipamento.
- Com a economia de custos, de 77% em produtos descartáveis, o monitor CNAP é definitivamente uma solução promissora para atender a demanda de melhoria em cuidados de saúde a baixo custo.
Revisora: Daniella Vianna Correa Krokoscz. COREN-SP 99634. Enfermeira Gestora em Saúde. Especialista em UTI e Mestre pela EEUSP. Doutoranda pelo IEP-Hospital Sírio Libanês.
Referência: ICU Management & Practice, 2019
- Farapulse: simulador de custo-efetividade
- Wearables na detecção da fibrilação atrial
- Ablação por Campo Pulsado: Novo Horizonte no Tratamento da Fibrilação Atrial
- Monitoramento Hemodinâmico Não Invasivo: Avanços em Tecnologia Clínica
- Alta resolução em foco: Novas perspectivas no mapeamento de arritmias atriais recorrentes