O Tilt Test é um exame complementar de diagnóstico simples, não invasivo e informativo para pacientes com episódios de síncope de origem desconhecida. Geralmente é realizado em departamentos de eletrofisiologia hospitalar com o objetivo de reproduzir a síncope.

Este teste consiste em colocar o paciente em uma mesa plana com suporte para o pé. Em seguida, inclinar a mesa para cima por um período de tempo. Observar as mudanças nos parâmetros vitais que acontecem com esta mudança de posição. O paciente está inicialmente posicionado em decúbito dorsal e horizontalmente na mesa. Em seguida, a mesa é inclinada gradualmente até uma posição vertical ou totalmente vertical. Durante o estudo, a pressão arterial, a frequência cardíaca, a saturação de oxigênio e os ritmos cardíacos são registrados e monitorados até ao ponto final que provoque a síncope, o que indica um resultado positivo do exame Tilt Test.

 

Tilt Test com Prova Farmacológica

O exame Tilt Test também pode ser feito com recurso da medicação.  Nitroglicerina sublingual  e Isoprotenorol  IV são os agentes farmacológicos mais utilizados de modo a obter uma resposta sustentada em pacientes suscetíveis, mas que não demonstram resposta apenas com o Tilt Test convencional.

 

Estudos que comprovam o uso de Nitroglicerina sublingual1

Foi administrado nitroglicerina sublingual (300 mg) após Tilt Teste não-farmacológico em 32 pacientes com história de síncope vasovagal típica e 20 voluntários saudáveis para avaliar a sensibilidade, especificidade e precisão do Tilt Teste.

 

RESULTADOS:

Durante o teste não farmacológico, quatro pacientes (13%) tiveram um episódio de síncope; após a administração de nitratos sublinguais, esse número aumentou para 28 (87%). No grupo controle nenhum paciente teve um episódio de sincope no Tilt Teste não-farmacológico. Mas após a administração de nitroglicerina sublingual seis (30%) tiveram episódio síncope. A administração de nitroglicerina sublingual durante o Tilt Teste revelou uma precisão máxima de 83% em um ponto de corte de 11 minutos, com sensibilidade de 81% e especificidade de 85%.

 

CONCLUSÃO:

Administração de nitroglicerina sublingual aumentou a precisão do Tilt Teste no diagnóstico de síncope vasovagal, em pacientes com história de síncope vasovagal típica.

 

Estudos que comprovam o uso de Isoprotenorol IV2

Após realização de um Tilt Teste não-farmacológico negativo (80 graus por 30 min), foi realizado o Tilt Teste farmacológico com isoproterenol IV usando um dos dois seguintes protocolos:

Protocolo de isoproterenol 1 – inclinação de dois estágios, com doses de 0,01 e 0,02 mg/kg/ por minuto durante 10 minutos cada.

Protocolo isoproterenol 2 – inclinação com uma dose de 1 ou 2 mg por minuto durante 10 min.

O aumento da taxa de frequência cardíaca foi definido como um aumento percentual da frequência cardíaca em repouso após a infusão de isoproterenol, em comparação com a frequência cardíaca base antes do teste de inclinação.

 

RESULTADOS:

Em 117 Tilt Teste realizados, 28 (93%) das 30 respostas positivas ocorreu com um aumento de taxa de frequência cardíaca igual ou superior a 21%.

Em conclusão, aumento de taxa de frequência cardíaca igual ou superior a 21% da frequência cardíaca basal foi necessário para provocar uma resposta vasovagal durante o Tilt Teste farmacológico com isoproterenol

 

Nitroglicerina sublingual vs. Isoprotenorol IV3

Um teste de inclinação usando isoproterenol em doses progressivas (2 mg por 10 min e 5 mg por 5 min, posteriormente, foi realizada a um grupo de 159 pacientes com idades entre 9 a 84 anos (59 do sexo masculino). O outro grupo foi submetido a Tilt Teste usando nitroglicerina sublingual, em doses de 0,3 mg foi realizado em 201 pacientes com idade entre 8 a 87 anos (62 do sexo masculino). Um terceiro grupo de 20 voluntários saudáveis também foram testados.

 

RESULTADOS:

As taxas de positividade dos testes usando o isoproterenol e nitroglicerina foram 75,5 e 77.6% respectivamente. Os valores de sensibilidade foram 98,4 e 99,3%. A especificidade registada foi de 93,2 e 98,4%.

O teste usando o isoproterenol requer mais 15 minutos quando comparado com o teste usando nitroglicerina.

Como reações adversas, 38% dos participantes experimentaram palpitações com isoproterenol e 22% cefaleia com nitroglicerina.

 

CONCLUSÕES:

O teste de inclinação com nitroglicerina é mais curto, mais simples, indolor, com menos pessoal envolvido e tem a mesma precisão diagnóstica do que o teste com isoproterenol.

 

 

 

  1. Aerts A, Dendale P, Strobel G, Block P. Sublingual nitrates during head-up Tilt testing for the diagnosis of vasovagal syncope. American heart journal. 1997;133(5):504-7.
  2. Sumiyoshi M, Abe H, Mineda Y, Tokano T, Yasuda M, Nakazato K, et al. What is the optimal increase in resting heart rate with low dose isoproterenol infusion for tilt-induced vasovagal response? Journal of cardiovascular pharmacology. 2003;42 Suppl 1:S19-22.
  3. Jimenez-Cohl P, Vega S, Caceres R, Gomez C, Rojas N. [Comparison of the use of isoproterenol or nitroglycerine during the Tilt test]. Revista medica de Chile. 2015;143(1):69-76.

 

Confira aqui, clínicas que já utilizam o Web Looper.

2 thoughts on “Tilt Test Farmacológico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *